sábado, 3 de março de 2007

Questões pertinentes!!

Pois é pessoal...antes de mais peço imensa desculpa por não ter postado mais cedo...já lá vai um mês desde o último post, o que significa que faz hoje dois meses que aqui cheguei :( :)

O que sinto neste momento é um misto de tristeza e felicidade, nem sei bem como o definir!
Estou contente por estar a conseguir enfrentar este desafio, por o tempo até estar a passar razoavelmente depressa (começo a pensar que se calhar depressa demais...já começam a aparecer prazos para cumprir :s)... mas claro que o meu pensamento está sempre aí! Sinto imenso a vossa falta e do "cheirinho" do nosso Portugal. Mas digamos que já faltou mais para o voltar a sentir :D

Mas pronto, vou parar de fazer lamentações e contar-vos as coisas engraçadas (com algumas lamentações pelo meio...lol) que esta experiência me tem proporcionado :p difícil é saber por onde começar...

Há uma coisa que me tem perturbado várias vezes e ainda não consegui compreender como é possível isto acontecer, mas faz com que me aperceba o quão pequenos nós somos (nós portugueses) e a necessidade que nós temos de nos afirmar como um grande PAÍS (bora lá trabalhar para isso pessoal ;)
Deixando-me de rodeios passo a revelar a tão espantosa declaração/interrogação:
- "Ai és de Portugal!! Então falas Espanhol?"
- ...AAAHHHHH... Não!!
- "Mas em Portugal não se fala espanhol???"
...Bom digamos que as primeiras vezes que ouvi isto quase caí para trás...onde está a nossa reputação de País dos Descobrimentos, donos dos mares numa era longínqua?? (pelo que se vê bastante longínqua mesmo!!)
Mas não satisfeitos com a resposta, ainda insistem:
- "Mas entendes o espanhol, não é?"
...Digamos que não é de todo impossível entender os espanhóis e esta pergunta até tem mais fundamento, não viesse ela da boca de uma pessoa oriunda do país com mais dialectos que já vi/ouvi...eles mal se entendem uns aos outros...lol...nem valeria a pena perguntar se entendem os vizinhos suecos!!
Mas pronto, quanto ao dito Norueguês falado e escrito não percam nos próximos episódios :P

Este tipo de questões torna-se ainda mais imperdoável sendo nós o país que mais valor dá ao bacalhau da Noruega...eles deviam ter orgulho em nós e venerar-nos por isso ;)

Bom, também não posso dizer que isto seja geral...muitas associam o nosso nome de imediato ao famoso "Bacalau" tal como eles dizem!!
Mas claro está que mesmo aqui eles cometem grandes gralhas...digamos que me fizeram a seguinte pergunta:
- "Mas que peixe é que tu usas para fazer o 'bacalau'?"
Ao que vocês responderiam tal como eu... "Mas o bacalhau é o peixe!!"
Pois...é que aqui a maioria do pessoal conhece o bacalhau como um "prato", que é nada mais nada menos que uma caldeirada com batatas, cebola, tomate e um peixe (que não faço ideia se será mesmo o bacalhau como nós o conhecemos) ao que muitos de vocês, tal como eu, chamariam "espanholada" :D Ironia das ironias...o que eles acham típico português nós dizemos que é espanhol, isto depois do assunto anterior dá que pensar!!

Mas uma coisa bastante interessante me veio parar às mãos há uns tempos atrás!
Talvez numa tentativa frustrada de mostrar aos noruegueses como os portugueses "prestam culto" ao bacalhau, um certo investigador decidiu fazer um estudo dos usos e costumes dos portugueses para com o dito peixinho maravilha.
Lembrou-se então de ir para a rua questionar a nossa gente...pelo que aparecem alguns desses testemunhos "transcritos" no artigo...passo a citar um deles:
- "A tradicão e importante nas festas. Eu vou comer a minha mãe mas se estivesse em casa fazia a comida tradicional."
Espero que tenham lido tal como escrevi...não me esqueci da acentuação, estava mesmo assim lá!! Mais uma vez se enterram profundamente...isto numa publicação de carácter internacional não fica nada bem!!

Enfim...são questões que até parecem ser um tanto ou quanto medíocres, mas que nos deixam a pensar de facto quem é que nós somos, porque será que passamos tão despercebidos neste mundo e, falando por mim, me fazem ganhar garra para andar para a frente e levar o nome do nosso pequeno país (mas para nós o maior do mundo ;)) a outros lugares!!

Desculpem esta maçada...este foi um post em género de desabafo, mas acredito que compreendam a minha revolta.

Para vos compensar desta leitura chata e não ficarem a pensar que isto aqui é mau, deixo-vos uma montagem com algumas das paisagens mais bonitas que esta cidade tem para oferecer (não sei se percebem... mas é para vos abrir o apetite e virem cá visitar-me ;) lol )



E "prontos"...não percam os próximos episódios...o guião já está a ser delineado ;)

Mas claro que não me poderia despedir sem agradecer todo o carinho demonstrado por vocês nos comments do post anterior...vocês são fenomenais e sinto-me a rapariga mais sortuda do mundo por vocês fazerem parte da minha vida...ADORO-VOS!!
Quanto aos que ainda não comentaram podem fazê-lo agora ;) e para a próxima levam um elogio também :p...tou a brincar...vocês sabem que todos são importantes para mim!!

**Bjinhos**

P.S: E já só faltam 27 dias :D !!!

3 comentários:

André disse...

Olá Andreia,
Imagino que os noruegueses não saibam muito sobre Portugal, se calhar além do bacalhau conheçem o Mourinho e o Cristiano Ronaldo...mas agora tu és a nossa embaixadora aí e tens a tarefa de lhes explicar que somos um país bonito e se eles não conheçem a culpa é deles. Nós tamos lá de braços abertos para os receber. Confio em ti .. e tenho certeza que vais ter um excelente desempenho. Um grande beijinho
André

Cláudia A. disse...

Isto é mesmo caso para dizer..."QUE TOINOS!!!" enfim também ninguem pode ser Tuga não é verdade?!
Mas tu vais ser uma excelente embaixadora da patria, =)
Beijinhossss grandes
Vilma

Anónimo disse...

E depois somos nós os atrasados... Um português normal sabe capitais e línguas de outros países... Eles nem sabem a nossa língua e devem pensar que somos uma província de Espanha!!!
Andreia, força aí! Mostra-lhes a verdadeira raça do 'migra tuga!!! eheh
Beijinhos***